quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Porque discordamos da resolução 457 do CONAMA.

Parte 3è Porque a 457 reafirma a cultura da gaiola


      O Movimento Liberdade à Vida discorda da resolução 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicada em 25 de junho de 2013.
     A resolução 457 do CONAMA permite que infratores, pessoas que possuem animais silvestres de origem ilegal, não tenham seus animais apreendidos. Esta resolução autoriza que cada cidadão brasileiro tenha a guarda de até 10 animais silvestres vítimas do tráfico. Desse modo, os animais não serão apreendidos e destinados aos centros de reabilitação.
      Manter animais silvestres em cativeiro é um mau hábito tradicional que ocorre em todas as classes sociais e regiões do Brasil. O que fazer para mudar isso?



       A maioria das pessoas que possuem animais silvestres em casa, não percebe que por mais que se esforcem para proporcionar bem-estar aos animais, o cativeiro sempre é ruim. O cativeiro condena o animal à má alimentação, pouca atividade física, não possibilita convívio social e a reprodução, podendo levar a problemas de saúde, atrofiamento dos membros, comportamento alterado, entre outros danos.
     Mesmo quando os viveiros são espaçosos e o animal recebe nutrição, o animal não contribui para a cadeia alimentar nem realiza o papel que desempenharia na natureza. Ou seja, não importa o quão “bem cuidado” o animal esteja no cativeiro, manter silvestres fora da natureza é prejudicial ao meio ambiente.

      Para nós está claro que ao manter animais silvestres em casa, as pessoas não se dão conta de que contribuem com a degradação ambiental e o sofrimento de animais. Não percebem que estão prendendo um ser vivo que tem direito à liberdade.

      Segundo a ong SOS Fauna, o voo representa uma grande parte dos movimentos praticados por passeriformes. A maioria das gaiolas utilizadas não permite o voo. Impedir passeriformes de voar equivale a impedir prisioneiros de andar.



   Acreditamos que a educação ambiental tem poder de reduzir consideravelmente a quantidade de animais que são retirados da natureza e comercializados ilegalmente. Acreditamos que a conscientização da população pode aniquilar a cultura de engaiolar silvestres.

     Não podemos deixar a educação ambiental pra mais tarde. A educação ambiental pode alavancar a conservação. Sem compradores, não haverá comércio ilegal. Do nosso ponto de vista, o tráfico deve ser desestimulado em todas as etapas, inclusive com punições severas aos infratores.

      Permitir que cada pessoa tenha a guarda de até 10 animais silvestre não é uma medida educativa. Somos contra medidas que desfavoreçam a educação ambiental.

Educação ambiental deveria ser pra todos!

Movimento Liberdade à Vida.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário