quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Porque discordamos da resolução 457 do CONAMA.

PARTE 2 è Porque ela atesta a inabilidade crônica do poder público, e não faz nada pra modificar isso.


       O Movimento Liberdade à Vida discorda da resolução 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicada em 25 de junho de 2013.

A resolução 457 do CONAMA permite que infratores, pessoas que possuem animais silvestres de origem ilegal, não tenham seus animais apreendidos. Esta resolução autoriza que cada cidadão brasileiro tenha a guarda de até 10 animais silvestres ilegais.

A justificativa que o CONAMA utilizou para permitir que os infratores fiquem com a guarda dos animais silvestres ilegais, é a falta de centros de reabilitação para destina-los. Nós concordamos com o CONAMA que os centros de reabilitação de silvestres estão lotados, faltam materiais, espaço e mão de obra especializada. Muitas vezes não há material básico para prestar primeiros socorros aos animais apreendidos. Isso tudo evidencia negligência do poder público. 

Papagaios recém-chegados no CETAS de Recife
Foto: G1


          Deixar os animais com os infratores não vai resolver esses problemas. As medidas necessárias para mudar essa realidade incluem:

  • Combate ao tráfico em todas as suas etapas
  • Conservação dos ambientes naturais, impedindo que os silvestres saiam de seu hábitat.
  • Punições severas aos traficantes
  • Desmotivar a compra de animais ilegais, por meio de educação ambiental para todos, e aplicação de multas aos infratores (que efetivamente sejam pagas).
  • Investimento nos centros de reabilitação existentes e criação de novos, para que todos funcionem com excelente qualidade, profissionais especializados, materiais e infraestrutura adequada, realmente reabilitem os animais, e não apenas sirvam de depósito.

Bióloga cuida de filhote de macaco-aranha
no CETAS de Manaus
Foto: O eco - Diogo Lagroteria
         
          Deixar os animais com os infratores aliviará os problemas de superlotação dos centros de reabilitação. Entretanto, as consequências do tráfico de silvestres vão muito além. O tráfico e o porte de animais silvestres ilegais é crime, pois é danoso aos ecossistemas, e todos nós dependemos de meio ambiente ecologicamente equilibrado. O animal, vítima desse crime, não pode ficar de brinde para o infrator.
 
          A situação do tráfico de animais silvestre no Brasil, só chegou a esse caos porque há anos o Estado se faz omisso. Se medidas de combate ao tráfico realmente forem tomadas, o problema tende a desaparecer. 

Movimento Liberdade à Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário