sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ele ta tentando mudar o mundo. E você, ta fazendo o que?


Já escrevemos sobre projetos que tentam mudar o mundo. Hoje vamos mostrar mais um, mas dessa vez é com música. Na nossa opinião, é a arte mais acessível e mais usada. E por que não usar ela para passar mensagens positivas e ideais que você prega?

Ta bom, isso já acontece, desde sempre no RAP, o Hardcore (rock em geral), o Funk (sim, funk também) reggae...Mas será que a gente para pra ouvir? Presta atenção na letra, concorda e passa a mensagem para frente?

Um dia, "passeando" pela internet, vimos um webclipe chamado "Brasil Fuleco" de um tal de "Jimmy Bro". Com esse nome, foi "play" na hora. E, entãaao, sabe quando você ouve e fala "caramba, que incrível!"? Esperávamos alguma gozação. Mas não.Te acorda na hora. É forró? É rock? É tudo junto misturado, e o MLV ama uma mistura! Nós somos uma super mistura!
A surpresa não para por ai. Na primeira estrofe, já cita os biomas nacionais e pede preservação. JÁ GOSTAMOS. Mas calma, não acabou, a música da uma pequena aula de história do Brasil e mostra problemas reais como desmatamento, mineração, especulação, agronegócio...Tudo isso numa só canção.

Conseguimos ter contato com o Jimmy, o artista que canta, toca e escreveu a canção. Que simpatia de menino. Topou na hora aparecer aqui. Conversando com ele, descobrimos que já teve uma banda de rock, e que com o passar dos anos foi descobrindo vários estilos musicais, o resultado é essa miscelânea. Quando questionado a motivação de escrever sobre política, meio ambiente e etc ele respondeu exatamente assim:

"nem são ideias exclusivamente minhas, só estou devolvendo ao mundo, com a minha visão, um pouco do que eu aprendi (e ainda estou aprendendo) com ele. Acho que temos que nos conectar uns aos outros cada vez mais pra compartilhar consciência, e a música é uma ótima ferramenta pra isso."

Não sabemos se isso é sensibilidade artística dele, modo como a família/escola o educou, ou ainda, se ele, assim como nós, está tão saturados com o modelo de vida que a sociedade meio que impõem, que quer mudanças para nosso próprio bem. E o legal disso tudo é que ele esta fazendo algo para mudar. Você não precisa ser biólogo, músico ou jornalista  para tentar mostrar o que acha certo. Sempre tem uma maneira de mostrar o que pensa, sente e quer. Basta só estar aberto, ter força de vontade e principalmente sentir que ou nos unimos agora ou as coisas vão piorar ainda mais. É sempre muito bom saber que ainda tenha gente que acredita no nosso país, no mundo e quer fazer a diferença. Todos nós precisamos seguir o exemplo do Jimmy e levantar e fazer alguma coisa. Fica a dica a todos nós.  Já é tempo de mudar.

Conheçam o trabalho do Jimmy Bro pelo Facebook dele e pelo canal
dele no Youtube

Assistam o webclip, de joinha e compartilhem



"
Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e o Sertão
Dá pra andar a vida inteira que ainda sobra chão
Diversidade natural e cultural vale mais do que fronteiras
Preservar, valorizar nossas riquezas brasileiras

Mas também tem que mostrar o outro lado
Pois já começou errado, invadido, saqueado
Nativos quase todos exterminados
E os netos de escravo ainda são marginalizados

E o nosso povo já tá cansado, e as vezes parece ter acordado
Mas não sabe muito bem como mudar, de quem que tem que cobrar e o que botar no lugar
Nós não queremos ditador nem militar
É hora de aprender a se auto-representar

A nossa terra tá estuprada e sofrida
Nossos bosques quase não têm mais vida
Belo Monte, mineração, agronegócio e especulação
Sobra alimento pra exportação, sobra família sem alimentação

A floresta vai se transformando em pasto
Copa do mundo vai se transformando em gasto
E o país cada vez mais endividado
Porque os bancos ainda nos mantém escravizados
Ensino sabotado e o busão lotado
Eoô, vida de gado!"

Um comentário:

  1. Orgulhosa e feliz por ser a mãe do Jimmy. Esse ser tão especial, sensível, ético, talentoso, crítico e comprometido em fazer a sua parte para um mundo melhor. Feliz por ver a sua arte e dedicação reconhecidas. O nome dele deveria ser Amor.

    ResponderExcluir