quarta-feira, 7 de maio de 2014

Tempo de Mudanças no Consumo



O MLV, sempre deixou claro que a nosso maior desejo é, e sempre foi, a conservação dos nossos habitats naturais. Não adianta conseguir tirar um animal do risco de extinção se ele não tiver um lugar natural para ele viver (sua casa não é a melhor opção para ele).

Alguns dias atrás, postamos a importância de economizar água(aqui). Ainda caminhando sobre esse assunto, gostaríamos de relembrar a todos que os recursos que utilizamos são finitos, ou seja, tem fim. E esse fim esta cada dia mais próximo.

Todos os dias nós consumimos uma tonelada de produtos que não precisamos. Faça um teste. Amanhã, a partir da hora que você acordar, repare nas coisas que consome. Olhe seu café da manhã, seu almoço, seus lanchinhos, seu jantar, sua comprinha na farmácia/perfumaria... repare na quantidade de embalagens que você usou. Depois desse exercício,  responda se não dava para ter utilizado bem menos, e mesmo assim, ainda ter qualidade. A resposta foi s
im ou com certeza? (isso é visível, principalmente, quando se trata de alimentação). Já passou da hora de mudar!

Como começar a mudar seu consumo? Veja algumas dicas que preparamos:

1° Economize. Em tudo. Xampu, sabonete, água, energia, produto de limpeza....

2º Esqueça o que as propagandas dizem para você. Você não precisa comprar um celular novo toda vez que lança um modelo novo(isso serve para todo o tipo de eletrônicos). Você não precisa ter algo para ser alguém maneiro!

3° Pare de comprar vegetais embalados em supermercados. Isopor não se recicla, plástico demora muitos anos para se decompor. 

4° Vá a feira. Compre os vegetais na feira, geralmente eles não estão embalados. São mais frescos, e podem ser mais baratos; 

5º Reciclar não é o caminho. O caminho é PARAR DE CONSUMIR.  Antes de comprar, pense bem. Você realmente precisa disso?

6° Reutilize ao máximo tudo que puder. A 4ª dica diz que reciclar não é o caminho, mas caso você já tenha comprado, não quer mais, mas pode transformar em outra coisa usável, faça

7° Doe. Não quer mais aquela roupa? Não vai mais usar aquele sofá? Não jogue fora, doe. Tem sempre alguém precisando de algo que você não usa mais, o lixo não desaparece magicamente e no fundo você sabe! 

8° Conserte. Quebrou joga fora? NÃO. Sei que é mais prático, mas já é tempo de crescer e criar responsabilidade por aquilo que consome. Você não esta sozinho nesse mundo. Não esta destruindo só o seu planeta. Esta destruindo o planeta de varios tipos de vida. Já passou da hora de mudar. 


Bom pessoal, para terminar assistam o seguinte vídeo e vejam algumas fotos do que o nosso habito de comprar esta causando.


https://www.youtube.com/watch?v=jJgzREDxzyk

Lixão 
Poluição 


Pedreira em São Thomé das Letras.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário